Árvore de Natal feitas em Pontos de crochê, tricô e bordados
Artesãs da UENF se reúnem para confeccionar árvore de natal feita em linhas e pontos
Matéria publicada em 14/11/2025
Carla Rúbia(ITEP/UENF)
A criatividade para celebrar o período natalino chegou este ano de forma inovadora na Universidade do Norte Fluminense (UENF). Um grupo de artesãs se reuniu na tarde da última quarta- feira (12) para articular, planejar e iniciar o projeto para construção de uma árvore de natal de mais de dois metros feita com pontos de choche, tricô e bordados. A arte será confeccionada pelas alunas do curso da Confraria do Ponto do Programa de Extensão Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares ITEP/UENF, membros da Economia Solidária e público em geral. Todos estão convidados a participar da construção desse projeto inovador e desafiador. Depois de pronta, a estrutura enfeitará o espaço universitário.
A primeira reunião aconteceu na cantina do Tio Briza, mas as outras ocorrerão no ateliê da (ITEP/UENF), próximo da piscina. Neste espaço são realizados vários projetos, incluindo a Confraria do Ponto onde as pessoas se reúnem para aprender ou aprimorar a arte feita com linhas de tricô, crochê e bordado. Os encontros com as artesãs acontecerão sempre as quartas feiras de manhã, por volta das 9h e a tarde por volta das 14h. Para obter informações, os interessados podem se dirigir no ateliê, levando linhas e agulhas. “Estamos precisando de voluntários”, relatou a coordenadora do projeto, Laila Faria.
A árvore temática está sendo confeccionada por ex alunas do curso da Confraria do Ponto, membros da Economia Solidária e público em geral.” Quando soube do projeto da árvore, me animei e vim ajudar”, disse a ex aluna do curso de crochê da (ITEP), Mirian Nascimento Lopes dos Santos de 60 anos, acrescentando que além do prazer de fazer o crochê, o trabalho em linhas também é terapêutico para ela. “Fiquei deprimida quando perdi o meu pai. O crochê me motivou a viver”
A coordenadora do Fórum da Economia Solidária, Simone Gonçalves participou do primeiro encontro. Ela começou a fazer crochê há pouco tempo, mas aceitou o desafio de colaborar na confecção da árvore. “Estou confiante que vamos conseguir montar a árvore de natal para presentear a (UENF)”.
Para concretizar o projeto serão feitos centenas de quadradinhos com tamanho aproximado de 15 x 15 centímetros. As alunas do curso de pós graduação do curso de Produção Vegetal da (UENF), Carol Soledade de 26 anos e Yona Farias de 25 se integraram ao projeto. “Achei ótima a ideia da confecção da árvore feita com linhas. Gosto de fazer tricô porque controla minha ansiedade e me acalma, mas não somos as únicas que gosta da arte. Vários alunos da (UENF) fazem tricô”, disse Farias. Para Carol cada confecção é um desafio. “Quando inicio confecção de uma peça acho que não vou conseguir. Mas quando vejo pronta é lindo demais. É muito bom usar ou presentar alguém com algo que agente fez”.
Para assessora técnica da (ITEP), Nilza Franco a iniciativa de construir uma árvore temática feita com linhas e confeccionada por várias mãos é uma forma de agregar os valores da Economia Solidária. “A Economia Solidária acontece dessa forma. Ela promove a autogestão, o protagonismo dos trabalhadores, os encontros e as produções são realizadas de forma coletiva”, finalizou.