<

1ª Conferência Intermunicipal de Economia Solidária do Norte e Noroeste Fluminense





ITEP/UENF na terceira etapa da CIESOL em Bom Jesus do Itabapoana

 A CIESOL (Conferência Intermunicipal de Economia Solidária do Norte e Noroeste Fluminense) terminou nesta sexta-feira (20) no IFF de Bom Jesus do Itabapoana. Após a conferência passar por Miracema e Campos dos Goytacazes, a cidade do noroeste sediou a terceira etapa do evento. 157 pessoas presenciaram o encontro, que teve coordenação e apoio da ITEP/UENF.

 A terceira etapa teve integrantes de Campos dos Goytacazes, São Francisco do Itabapoana, Varre Sai, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Macaé, Rio das Ostras, São João da Barra e Bom Jesus do Itabapoana.

 A abertura cultural e social política da CIESOL teve a participação dos conferencistas Eduardo Moreira e Katia Yuri, professores do IFF Bom Jesus, Celecina Rodrigues, educadora popular e trabalhadora da economia solidária, Angélica Hullen, secretária de assistência social e habitação de Bom Jesus do Itabapoana, Nilza Franco, integrante da coordenação do CIESOL.

 Celecina Rodrigues contou na CIESOL, o sentimento de lutar e pertencer ao segmento da economia solidária.

  • Não sou apenas artesã, também milito na economia solidária. Preciso falar pelas nossas trabalhadoras, pensar na sustentabilidade do nosso povo. É importante ressaltar que temos uma produção qualificada. Podemos dizer que este segmento é feminista, a gente sai da nossa casa buscando fazer a economia solidária. Se não houver trabalhadores com fala, pautando o poder público, não haverá garantia de direitos. Acho que o poder é da sociedade civil organizada.

  •  Após a abertura, foram realizados seis grupos de discussão por eixos para priorizar e hierarquizar as propostas lidas pelos relatores.

     As propostas vão ser discutidas na Conferência Estadual de Economia Solidária no mês de novembro.

     Os cinco eixos disponíveis:

  • Realidade socioambiental cultural, política e econômica
  • Produção, Comercialização e Consumo
  • Financiamento: crédito e finanças solidárias
  • Educação, formação e assessoramento técnico
  • Ambiente Institucional: legislação, gestão e integração de políticas públicas

  •  Celecina Rodrigues contou na CIESOL, o sentimento de lutar e pertencer ao segmento da economia solidária.

     Depois da formalização das propostas, as pessoas inscritas na CIESOL escolheram 20 delegados e 10 suplentes para representar a Região Norte e Noroeste Fluminense e cidades convidadas. 12 delegados e 6 suplentes saíram do segmento dos trabalhadores de economia solidária.

     O poder público será representado por três delegados e as assessorias técnicas com cinco.

     A plenária da CIESOL aprovou uma moção indicativa de urgência para que a política pública estadual de economia solidária seja eficiente. Além disso, houve a aprovação pelo fim das queimadas na região.

     A plenária da CIESOL também estabeleceu que as propostas aprovadas que tem caráter regional serão usadas para a articulação regional em favor da economia solidária.

     O Programa ITEP/UENF faz parte da Comissão Organizadora da CIESOL e tem vivenciado a realidade da economia solidária nestes territórios que é um grande momento de aprendizagem, além das possibilidades de novas intervenções para os projetos que integram o Programa na cidade de Campos e regiões envolvidas.

     Além da ITEP/UENF, a CIESOL teve como parceiros o Fórum de Economia Solidária, PROEX, Pescarte, UENF, IFF, UFF, Prefeitura de Miracema e Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana.